Friday, October 27, 2006

A reinvenção da roda

Um dos maiores problemas do mundo, como já disse por estas bandas, é a falta de auto-crítica de cada indivíduo que nele reside. É verdade que é necessário um pouco mais de introspecção e menos desculpas na hora de se fazer as coisas. Afinal, não existe a solução perfeita para um problema, e sim, a mais adequada, segundo certos critérios num determinado momento (período de tempo).

Entretanto, há-de se ter em conta que o conhecimento não é apenas fruto de divagações ou de constantes consultas a isso ou aquilo (ou a esse ou àquele). Um factor importantíssimo é posto de lado, por medo ou vaguez, a chamada práctica. O conhecimento empírico proveniente dos erros e acertos constantes. Para que estes existam, é necessária uma acção. Ou seja, menos blábláblá, menos comissões e mais mãos à obra!

Enquanto escrevo estas linhas, não produzo aquilo que há anos e anos tenho protelado: desenhos. Amordaço-os e os enterro vivos dentro de mim. Engano-me, ao tentar convencer-me que isto afinal também é produzir, quando em maior parte, trata-se de uma manobra de diversão. Tão clara com o facto de não haver tal coisa como "uma foda adiada", mas sim, "uma foda perdida"(pardon my french!); é a mentira de que tais desenhos seguem vivos à espera de verem a luz do dia.

Cada idéia que não seguiu o seu caminho para o papel é uma idéia minguada.

Enquanto existir matéria, existirão idéias. Essa é a minha pedra de salvação e minha maldição em simultâneo. Ao menos até aqui tem sido. Não tento pregar nada a ninguém, e nem gosto que mo façam. Portanto, a única mensagem que quero transmitir é qualquer uma que motive alguém a deixar de esquentar tamburete e produzir!

1 comment:

Roberto Mello said...

Só digo uma coisa: TORNE-SE QUEM TU ÉS.
Vc é um puta desenhista, se entregue de corpo e alma.
Abrace a técnica, seja feliz.
São os meus mais sinceros votos.
Pare de se sabotar.